Marca*
A proposta do Ateliê Construindo O Som® vem sendo desenvolvida há mais de 45 anos pelo músico e educador Roberto Luis Castro.
Seu trabalho de pesquisa e construção de instrumentos, difundidos através da marca Construindo O Som®, constitui-se numa importante contribuição para o desenvolvimento dos processos artísticos, terapêuticos e educativos.
A produção bem cuidada de xilofones, metalofones e marimbas, entre outros instrumentos, fez do ateliê Construindo O Som® referência para estudantes, profissionais e instituições voltados para ensino e terapia através da linguagem musical.
*Construindo O Som é Marca Registrada de Roberto Luis de Castro
Sustentabilidade
Paralelamente, Roberto ministra cursos e oficinas para professores e musicoterapeutas, difundindo sua experiência em diversas cidades brasileiras.
Nesse sentido, o músico incorporou ao seu trabalho o conceito de desenvolvimento sustentável, criando e aperfeiçoando protótipos de fontes sonoras valorizando o reuso de materiais, transformando esse processo num labor socioeducativo permanente, que visa atender a jovens e adultos através da realização de workshops em diversas comunidades.
Visite o site Pedagogia do Som
O Autor
Dentre os inúmeros construtores de instrumentos brasileiros, Roberto Luis se destaca como um artista caminhando entre a criação intuitiva e a pesquisa sistemática. Ao mesmo tempo que persegue a informação cada vez mais apurada sobre os instrumentos musicais de referência étnica, desenvolve a produção de materiais sonoros específicos para o trabalho nas áreas de educação musical e de musicoterapia. Roberto identifica ainda nas ferramentas digitais um campo de trabalho, buscando, através de aplicativos que capturam, registram e recriam/reelaboram a própria execução musical, novas formas de abordagem pedagógica e lúdica da linguagem do som e do movimento.
Na veiculação de sua proposta de trabalho está incluída uma série de sites e blogs, além das mídias sociais. Graduado em Composição e Regência e licenciado em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, entre 1974 e 1992,
estudou com Walter Smetak, Ernst Widmer, Lindembergue Cardoso, Carmen Mettig Rocha e Alda Oliveira, entre outros, na escola que teve como principal mentor o maestro Hans-Joachim Koellreutter.
Desde 1979 desenvolve uma proposta de construção de objetos sonoros como processo educativo, direcionada a partir de 1985 para o campo da Musicoterapia.
Em 1987, documentou seu trabalho criativo em um álbum-catálogo, edição independente.
A linha do tempo do Ateliê confunde-se com a própria trajetória pessoal de Roberto Luis Castro. Tentamos sintetizar os eventos mais significativos na construção da sua proposta de trabalho, buscando entender um pouco mais sobre: quando tudo começou, por que, como e... o que o músico pretende alcançar. Conheça um pouco da história do Ateliê, acessando a linha do tempo resumida. ATELIÊ CONSTRUINDO O SOM: ESPAÇO DE FORMAÇÃO MUSICAL
TRAJETÓRIA ACADÊMICA
Cronologia
Identidade / Termos Legais / Marca Registrada
»» WORKSHOPS
»» EXPOSIÇÕES
»»LOJA ONLINE
»» PRODUTOS
RAZÃO SOCIAL, NOME DE FANTASIA E MARCA REGISTRADA:
»» Construindo O Som: Marca Registrada no INPI Brasil. Todos os direitos legais sobre a mesma pertencem a Roberto Luis de Castro.
»» Razão social do empreendimento Construindo O Som: Roberto Luis de Castro (MEI).
»» Nome de Fantasia da empresa: Ateliê Construindo O Som
»» A referência ao autor/construtor dos instrumentos deve ser pelo nome artístico: Roberto Luis Castro ou Roberto Luis.
»» Marca e nome de fantasia Construindo O Som devem ser grafados com o artigo “O” em caixa alta.
»» Referências ao Ateliê Construindo O Som seguem o gênero masculino:
O Ateliê, do Ateliê, no Ateliê, ao Ateliê, pelo Ateliê.
Idem para citar a empresa: Os instrumentos do Construindo O Som.
E para citação da Marca: Instrumentos do Construindo O Som.
FONTES GRÁFICAS:
O Logo Construindo O Som é construído com a fonte Biko em caixa alta.
O “O”, vogal central da palavra SOM, possui a imagem de um diapasão sobre a letra, cortando-a no sentido diagonal. O elemento descrito é convertido em Ícone da Logomarca (logo miniatura).
Os textos da identidade visual utilizam a fonte Biko, nos títulos e Poppins, nos parágrafos.
IDENTIDADE VISUAL: CORES PADRÃO
ASSINATURA SONORA: VINHETA (AUDIO/VIDEO)
SITES /BLOGS / REDES SOCIAIS
VÍDEO INSTITUCIONAL (Link)